sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Lição da próxima semana de 09 a 15/10/10.

Lição 03 - Sindrome
Texto Bíblico: Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:11-17; Apocalipse 12:7-9.
Comentário: O Grande Confl ito, capítulos 29 e 30.
Verso Bíblico: Apocalipse 12:7-9.

...e tu não serás atingido.

Gosto de saber de que acontecimentos surpreendentes como no passado, ainda acontecem hoje, nem sempre ficamos sabendo destes fatos, que nos inspiram como cristãos, e cada vez mais certos de que o nosso Deus continua o mesmo, e bem presente. Esta semana estive a trabalho acompanhando a reunião de planejamento do Ministério Jovem para o qüinqüênio (2011-2015), e na terça pela manhã o Pr. David Victoriano fez a mensagem, e me chamou a atenção um fato surpreendente. Em 27 de Fevereiro deste ano, aconteceu um terremoto no Chile que matou centenas de pessoas. No entanto a maioria destas pessoas que morreram não foi por causa do terremoto em si, mas sim por conta do maremoto que se seguiu. E esse pastor esteve lá, e como o mundo inteiro viu por fotos, ele viu ao vivo, e ficou impressionado com a destruição, as pessoas perderam tudo, e permaneceu por mais alguns dias acompanhando os trabalhos, e também na mobilização para alimentar a todos. Mas o fato é que visitando uma pessoa daqui, outra dali, ele chegou na casa de uma senhora, a casa estava normal, dava pra perceber que na cerca em volta da casa estavam muitas algas, mas a casa intacta, não havia nem água no pátio, e dentro da casa tudo no lugar, inclusive os vários enfeites de cerâmica na estante da sala.As casas ao lado estavam destruídas ou com a marca de onde a água chegou, e na casa dela, nada aconteceu, e isso que a onda gigante tinha mais de 10 metros de altura. A Deus pertence tudo, e nós pertencemos a Ele também, acreditar no poder de sua proteção é a coisa mais importante na nossa vida.

Pense: Quando estivermos próximo da volta de Jesus, muitas coisas acontecerão a todos neste mundo, mas àqueles que estiverem ligados realmente a Deus, não serão atingidos, não sofrerão nada, não sentirão medo, porque Deus os protegerá.

Desafio: Ao planejar o seu futuro como cidadão do mundo, não se esqueça de por como meta principal, chegar são e salvo ao céu. Então decida hoje permanecer sob a proteção do poderoso Deus.

Em quem confiar?

Existem exemplos de vida de algumas pessoas, que nos inspiram a sermos melhores, ou pelo menos tentarmos fazer o melhor. E essas pessoas podem ser as mais diversas dependendo do nosso convívio familiar ou de amizade. Geralmente são aquelas que confiamos mais, pois nos confidenciamos, é agradável conviver com elas, pois podemos ser sinceros e verdadeiros, por estes temos respeito e admiração. E com pessoas assim, é natural que não queiramos decepcioná-las, ou sequer passa pela nossa mente fazer algo que nos afaste delas. Hoje em dia poucas pessoas possuem esse tipo de visão e sentimento pelos pais, normalmente é qualquer outra pessoa. Até porque, como os pais são aqueles que precisam por limites, prezar pela educação, e toda aquela lista imposta para que se tenha um bom futuro, etc e etc, fica difícil eles encabeçarem a lista sendo aquela pessoa. Pensando nisto, como fica a situação da família de Noé, além da esposa, ele tinha três filhos casados, então mais três noras. É que com todas aquelas pessoas que dia a dia zombando de Noé, e o fato de a construção demorar tanto tempo, era de se esperar que principalmente os filhos virassem as costas, porque não iriam gostar de pagar aquele mico, como dizem alguns, aquele “king Kong”. Com certeza eles tinham amigos que estavam no grupo dos zombadores. É maravilhoso imaginar a harmonia de um lar em que um confia no outro. Deus havia dado todas aquelas orientações somente para Noé, e com certeza ele devia ser um homem íntegro, fiel e amoroso, pra que seus filhos o acompanhassem naquela jornada.

Pense: Como os pais sempre querem o bem de seus filhos, e fazem qualquer coisa para protegê-los do perigo, Noé foi o único que salvou sua família.

Desafio: Eu não conheço a sua vida e a sua estrutura familiar. Mas Deus é Pai, e nEle você pode confiar, porque ele quer o teu bem, e no final de tudo é Ele quem pode te salvar.

Cegados pela inércia

Quando paramos pra pensar, que no processo desta história, havia um plano para salvar a todos os que quisessem, e Deus esperou bastante, dá pra dizermos que Ele deu um tempo razoável para eles, foram apenas 120 anos para que todos pudessem ter a mesma oportunidade, a de acreditar ou não, a de decidirem entrar na arca ou não, a de se juntarem na construção ou não. Me atrevo acreditar, que nos primeiros dias, alguns até devem ter dado atenção a informação de Noé, quanto a vinda de um dilúvio, e que era uma orientação divina. Mas, como o tempo foi passando, os primeiros dias, as primeiras semanas, os primeiros meses, com certeza aquelas pessoas que quase se permitiram crer, passaram a não querer fazer parte daquele grupo de ridicularizados. Agora vejam o que é viver longe de Deus, porque a incredulidade que perdurou por tanto tempo, não permitiu que nem o fato de verem aquela fileira de animais chegando de dois em dois, e que foram entrando na arca conseguisse os impressionar, nenhum sequer mudou de opinião. Isso tudo, nos leva a perceber que quando uma pessoa está distante de Deus ela não enxerga um palmo na frente do nariz. Afinal, aquele momento impressionante, seria suficiente para fazê-los parar e pensar que algo estava acontecendo ou iria acontecer. Mas de tudo isto, ainda podemos ter a certeza de que Deus tem tentado de todas as formas se comunicar conosco. E por incrível que pareça o processo está invertido, pois somos nós que precisamos da salvação, no entanto é Ele que vem atrás de nós. A maioria das pessoas tem vivido como se fossem crianças, que não tem noção do perigo, mas além de não sermos crianças e termos real noção do perigo, o que justifica insistirmos em andarmos assim?

Pense: Deus tem planos, e planos bons, muito bons para a nossa vida, por isso Ele tem procurado nos livrar do mal, do erro e do engano. Mas, independente do tempo que temos dedicado para concretizar o sonho de Deus em nós, ainda necessitamos nos empenhar bem mais.

Desafio: Creia realmente que Deus tem um plano especial para você, então se envolva no trabalho, porque do lado de fora, os observadores apenas criticam e deixam de crer.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Alguém não dorme em serviço

Sempre achei interessante esta expressão, porque em muitos casos alguns realmente dormem em serviço. Moro num local com portaria, e às vezes chego tarde da noite, e é fácil perceber se o vigia está dormindo, pela demora ou pelo susto quando levanta a cabeça, e aí ele abre o portão. Deus com certeza tenta de todas as formas se comunicar conosco, mas quem abre esse canal de comunicação somos nós mesmos. Ele não dorme em serviço, os anjos também não dormem, mas nós, os maiores interessados no plano da salvação, ah sim...dormimos. A nossa mente já está viciada, repetidamente pensamos que o final de tudo não é hoje, é amanhã, ou depois, ou falta muito ainda...e assim de forma muito tranqüila, o que fazemos? Dormimos. Mas há outro que também não dorme em serviço. Quando a notícia de que a Arca de Noé tinha sido encontrada, era de se imaginar que seria uma matéria de capa em todos os jornais e revistas, todos os meios de comunicação do mundo se voltariam para aquele achado, afinal não poderia haver nada mais importante. Mas, no mesmo momento em que a Arca seria a notícia, e que nada mais ou nada menos isto contribuiria com a verdade bíblica, em outra parte do mundo, um homem chamado Charles Darwin, lançava o seu livro “A origem das espécies”... e os olhos do mundo se voltaram a este fato, como sendo mais importante, ignorando o achado histórico, era o ano de 1859. Seria isto coincidência? Não, claro que não. E somente em 1917, é que o Kzar Nicolau enviou uma expedição para registrar este achado, mas agora já não era tão importante para o mundo, e após ele outros registros já foram feitos do local onde a Arca repousa...mas ainda tem gente que nem sabe disto. Manter os olhos abertos e atentos, é imprescindível no mundo atual, onde um pequeno detalhe que acontece do outro lado do mundo, às vezes toma proporções gigantescas, ou até mesmo um fato banal que se torna importante.

Pense: A comida que não deu tempo pra comer ontem, você pode comer hoje, o conhecimento que você não adquiriu ontem, você pode adquirir hoje, mas o tempo perdido ontem não passa de novo hoje, nem nunca mais.

Desafio: Aproveite melhor o seu tempo, e aumente sua comunhão para que seus olhos possam enxergar o que Deus realmente quer para você.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Amados ou Desprezados

As pessoas gostam de manifestar suas opiniões, mas quando alguém declara abertamente, que vive pela orientação divina, pronto, normalmente este detalhe atrai a manifestação de alguns, sejam elas de brincadeira ou de zombaria, algumas até chegam a agressão, ou quebra de uma amizade. E esta situação é bem conhecida, afinal ao longo da história da humanidade inúmeros sofreram perseguições por dizerem no que, e em quem acreditavam. O mais intrigante, é que uma pessoa ligada a Deus geralmente procura mudar a vida para melhor, busca manter uma conduta exemplar, digna, leal, sincera, coerente, e quanto mais aprende a conhecer a Deus, mais ama as pessoas. Então não dá pra entender ou aceitar, o por que que alguns se irritam tanto com aqueles que apenas tentam viver bem com Deus, com o mundo, com elas mesmas e principalmente com o próximo! É aí que percebemos o quanto o inimigo trabalha, ao ponto de que os que crêem em Deus são colocados quase que na mesma linha dos bandidos, porque o desprezo é declarado, tipo assim, são perigosos e deveriam estar presos. A alguns atrás, quando comecei a faculdade, busquei uma maneira mais segura de voltar pra casa, e havia um ônibus que todas as noites me deixava na esquina de casa. O fato é que com o tempo, o grupo de pessoas que pegava sempre o mesmo ônibus acaba se conhecendo, conversando, e fazendo amizade. Havia uma moça bem legal, mas bem “pirua”, andava com muito pouco roupa. Com o tempo eu e outro colega adventista convidamos ela e mais alguns, para os eventos jovens da igreja, congressos e projetos evangelísticos. E de todos os que convidamos, ela em especial foi mais vezes e aceitou a mensagem. Foi muito bom ver as mudanças no comportamento dela, na vestimenta, e o envolvimento com as coisas de Deus, pois a felicidade por ter encontrado respostas a tudo, trouxe a ela paz no coração. E isto a fez decidir pelo batismo. Mas poucos dias depois, ela chegou super chateada, porque havia ouvido a coisa mais absurda, aquilo que ninguém poderia imaginar ou acreditar. O pai dela simplesmente disse com todas as letras, que estava decepcionado com a decisão dela, e que ele preferiria ter uma filha drogada ou prostituída do que ter uma filha crente.

Pense: Se com o dilúvio apenas uma família de oito pessoas acreditou nas promessas divinas, como seriam as estatísticas de hoje, perante um mundo cada vez mais distante de Deus?

Desafio: Reflita mais sobre isto, e esteja disposto a enfrentar o que for preciso para ser um cristão perseverante, para quem sabe viver ridicularizado pelos homens, mas amado por Deus.