quinta-feira, 18 de março de 2010

MUDAR

Quinta-feira, 18/3/2010

Certa vez conversava com um jovem a respeito do que seria correto diante de várias situações da vida. Durante a conversa, lembro-me de algo que ele mencionou claramente: “Existem algumas situações de minha vida que se alguém mexer comigo eu perco a paciência! E não adianta pastor, eu sou assim mesmo!” Aquela conversa me deixou pensativo a respeito de diversos pontos, mas o principal era: até que ponto estamos dispostos a mudar por amor a Deus e ao próximo?Até certo ponto, somos fruto do contexto social, emocional e psicológico que vivemos. Essas influências moldam a forma como pensamos e reagimos diante das situações. Uma das coisas mais difíceis ao ser humano é a luta contra hábitos adquiridos ainda na tenra infância. Parece que estamos presos a cadeias que nos foram impostas por circunstâncias que não escolhemos. Mas embora seja complicado, lidar com tal situação não é impossível!A mudança de traços difíceis de serem vencidos é algo perfeitamente possível. Ellen White afirma que Cristo nos concedeu o Espírito Santo como um poder para vencer tendências herdadas e cultivadas para o mal. Isso significa que dizer “eu sou assim mesmo” é simplesmente uma muleta para não dizer “eu não quero mudar”. Obviamente não estou dizendo com isso que é fácil, mas é necessário.Existem muitas pessoas que só ouvirão e aceitarão a mensagem bíblica quando deixarmos que ela nos modifique. Mas não se trata apenas das grandes mudanças que são tão necessárias. Estou me referindo também aos pequenos atos diários que têm tanto efeito sobre a vida das pessoas. Pode ser um sorriso, ou, uma atmosfera de constante alegria. Pode ser um gesto de carinho, ou, uma atitude de vida carinhosa.Jovem, entenda que não mudar significa simplesmente deixar de aprender de Cristo e deixar de se desenvolver para o Céu. Nunca pense que já mudou o bastante. Deixe o mundo ver a Cristo através de suas ações e palavras, pois ao final das contas é através da vida diária que se demonstra o cristianismo.

Pense: Fiz-me de fraco para com os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. I Coríntios 9:22

Desafio: Pense hoje nas pequenas mudanças que são necessárias para você refletir melhor o exemplo de Jesus. Em que você poderia melhorar? Quais atos tornariam o ambiente que o rodeia melhor? Como outros podem sentir Cristo através de você? Responda a Deus essas perguntas em oração. Ele o ajudará a vencer tais coisas.

quarta-feira, 17 de março de 2010

COMUNICADO URGENTE!!!

Oi Pessoal, só pra avisar que esse sábado não vair ter os jogos como haviamos planejado, vai ficar para o próximo sábado dia 27/03/10 por causa da confraternização do coralzinho e do inicio do clube de jovens, ok!!!
bjaumm até

ESPERAR

Quarta-feira, 17/3/2010

Conta-se a história de um cachorro escocês que era muito apegado ao seu dono. Tal cão vivia em um íntimo cuidado com o que seu “humano” fazia. Ele o protegia de qualquer coisa que parecia ameaçar o dono. Assim, o pequeno cachorro prosseguiu até que o homem que cuidava dele morreu. Após o serviço fúnebre a história menciona que o cão era visto dia e noite em cima da lápide do morto, como que esperando o próximo carinho, que nunca viria. A verdade é que a pior parte da esperança é esperar. Às vezes me pego pensando no Céu e pra falar a verdade dá uma dor no peito! Parece que Jesus vai demorar pra vir e que vou ter de enfrentar ainda muito tempo nesse planeta. Mas se parar pra pensar um pouco mais nesse sentimento chego à conclusão de que pensando assim estou mais preocupado comigo do que com aqueles que me cercam. A melancolia da espera é própria de momentos de grande agonia, porém, também é de pessoas que se preocupam pouco com o próximo.Ao falar sobre esperança, Paulo utiliza muitas palavras que agregam força, convicção e ousadia àqueles que a têm. Ele afirma que somos salvos na esperança e que por isso temos de exercer plena confiança (Rom 8 e 2Cor 3). Assim, ele afirma que a “fé é a certeza do que se espera” (Heb 11:1). Essa sentença é especialmente significativa. A verdadeira paz daquele que luta em uma guerra é a certeza da vitória esperada! Estamos na guerra. Mas como em nenhuma outra batalha temos mais do que certeza de que a vitória já nos foi concedida. Como em nenhuma outra guerra nosso armamento já demonstrou sua superioridade. Como em nenhum outro combate temos a convicção de que estamos lutando do lado vitorioso! Amém!Assim, querido jovem, não se esqueça de que esperar é testemunhar.
Lembre-se de que as atitudes nas batalhas desta terra têm que ver diretamente com o peso eterno da vitória que teremos no céu. Espere, portanto, testemunhe!

Pense: Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1

Desafio: Em oração, procure hoje falar com Deus a respeito daquilo que mais lhe angustia nesse mundo. O que você mais teme? Qual situação mais lhe aflige? Lembre-se na oração de agradecer pela vitória que já nos foi concedida.
www.escolanoar.com.br

terça-feira, 16 de março de 2010

CONTEXTUALIZAR

Terça-feira, 16/3/2010

Cerca de um ano atrás fizemos um programa de páscoa para os alunos de pré à quarta série de meu colégio. Não sabíamos exatamente como explicar a morte de Jesus para crianças tão pequenas. Decidimos então trazer uma ovelha para o programa e com ela explicar o processo sacrifical de Israel. Ao final acho que me enrolei bastante pra conseguir explicar alguma coisa. Mas essa situação me levou a pensar sobre algumas coisas: será que nos preocupamos suficientemente com nosso próximo quando falamos de Jesus?Jesus se preocupava muito com a maneira de se achegar às pessoas. São inúmeras as situações em que se aproximou com muito cuidado e sabedoria de uma alma necessidade. Um desses exemplos é o da mulher samaritana junto ao poço de Jacó. Jesus teve muito cuidado em despertar naquela mulher sua real necessidade: a água da vida. Os discípulos aprenderam de seu mestre. João, por exemplo, é o único que menciona que Jesus chamou seus discípulos de filhinhos. Anos depois essa seria a forma com que em suas cartas se referiria à igreja, filhinhos. Em outras palavras, João se preocupou com a maneira de melhor atingir seus ouvintes.Mas talvez a maior de todas as contextualizações tenha sido a vinda de Deus em carne humana ao nosso mundo. Você já parou pra pensar o q eu significa isso? O próprio Deus se fez homem para que nós O pudéssemos entender! Essa sem dúvida é a mais fantástica das preocupações com a forma de alguém aprender. Mas não se engane, contextualizar não é contemporizar.Muitos jovens com a desculpa de que estão seguindo a Cristo acabam indo a lugares que não deveriam, entrando em situações que não poderiam e se envolvendo com pessoas que certamente lhe prejudicariam. Tudo debaixo da desculpa de que Deus precisa buscar pessoas em todos os lugares. Isso é contemporizar, ou seja, abaixar o nível da mensagem sob a desculpa de ajudar outros. A verdade, entretanto, é que o que se quer é viver aquilo que os “buscados” fazem de errado.Querido, temos nos preocupado pouco com a forma de aprendizagem das pessoas. Não pensamos em como atingir pessoas em sua própria esfera. Devemos sem dúvida nos achegar àqueles que precisam de nós, mas sem nunca vender nossos princípios. Lembre-se que a igualdade atrai as pessoas, mas a diferença as transforma. Atraia o mundo com o amor de Cristo de um jeito jovem e o transforme com o caráter dEle refletido em você.


Pense: De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se igual aos homens. Filipenses 2:5-7


Desafio: Pense hoje em como você realmente tem se preocupado em auxiliar aquela pessoa de difícil aproximação que você conhece. Será que ela não se interessa pelo seu cristianismo porque não quer ser igual a você? Se isso é uma verdade, ajoelhe-se diante de Deus e peça para que Ele o auxilie a vencer suas dificuldades e lutas.

http://www.escolanoar.com.br/

A MAIOR DAS OPORTUNIDADES DE DEUS


Segunda-feira, 15/3/2010

Recentemente li uma matéria de ampla divulgação sobre um grande avanço no aumento da longevidade do ser humano. A reportagem dizia que com a utilização de novas drogas a expectativa de vida média poderá aumentar em até 300 anos! Isso significa que em breve, caso Jesus não retorne, estaremos em um mundo onde praticamente só haverá morte por acidente. Os cientistas afirmam que será altamente incomum um homem morrer de doenças próprias da idade avançada. Por que o homem está tão interessado em abreviar o dia de sua morte? Por que temer tanto aquilo que talvez seja a única certeza da vida?O desenvolvimento da moderna ciência trouxe consigo um forte sentimento contra idéia de um Deus que mantém o universo. Talvez por isso todo o empenho em se postergar a morte do homem. Ficar aqui, nesse planeta, é a única chance para quem não crê em Deus. O fato bíblico de que há algo maior, melhor e muito mais intenso além daquilo que vivemos aqui é tido como uma piada no mundo moderno. Mas a piada do mundo é a esperança do cristão! A Bíblia chega a tal ponto nessa ênfase que afirma que aqueles que morrem no Senhor são bem aventurados!Falar de esperança em face da morte não parece muito razoável para quem perdeu um ente querido. No ano passado dirigi pela primeira vez uma cerimônia fúnebre. Parece que as palavras apenas multiplicam a dor. Parece que todo o discurso é uma flecha audível atravessando o coração de quem o ouve. O que não entendemos é que esperança e alegria diante da morte não é uma questão de palavras, mas de vida!Querido jovem, como esperar que um planeta cético queira conhecer sobre nossa esperança se nossa vida não a refletir? Como representar a alegria da vida no porvir falando de algo que não vivemos? Mas o que é viver a alegria em face da morte? Trata-se de ser um cidadão do céu na Terra. Trata-se de falar, andar, agir, enfim, respirar como se seu “RG” declarasse no campo origem que sua cidade natal é a “Nova Jerusalém”. Por favor jovem não se furte às oportunidades que Deus tem para auxiliar nosso planeta. Pois ao final das contas a maior de todas as oportunidades são seus cidadãos, ou seja, você!

Pense: Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. I Tessalonicenses 4:16-18

Desafio: Pense durante sua meditação diária qual tem sido seu comprometimento de vida com Deus. Procure definir quais são as oportunidades claras de atuar por Ele em seu dia a dia. Ao sair para seu dia. então, tente utilizar uma dessas oportunidades para refletir o nosso Deus para alguém que não O conhece.